Encontro Técnico - Software Freedom Day 2015

O Porto Linux junta-se às celebrações internacionais do Software Freedom Day e, para o efeito, faz não um mas dois Encontros Técnicos!

Este evento conta com o apoio institucional da ANSOL e do ISEP.

Encontros Técnicos

Nota

Todas as apresentações disponibilizadas são propriedade dos respectivos autores e todos os direitos estão reservados aos próprios, excepto quando explicitamente identificadas outras licenças/autorizações.

Desenvolvimento de aplicações Web e Mobile

O primeiro auditório estará mais vocacionado para o desenvolvimento de aplicações web, desde as ferramentas de suporte à criação do layout até à criação de aplicações móveis “nativas”, passando pela criação e hacking de fontes.

  • UX, bootstrap, compass, SASS e automação de workflows - pretende-se que seja o ponto de partida para quem pretende desenvolver aplicações web: o HTML (e a poupança de tempo que se pode ter com recurso a ferramentas como o Bootstrap), a definição do estilo e como usar SASS para evitar situações de repetitividade/inconsistência e, por fim, como automatizar o processo para assegurar que nada fica esquecido no caminho.
  • Tipografia livre e hacking de fontes - a tipografia é a imagem de marca de inúmeras companhias mundiais, empresas passam meses (ou até anos) a desenvolver o “tipo de letra” que os identifica e os torna quase inequivocamente reconhecíveis; nesta apresentação será possível saber as técnicas para a criação de uma fonte e truques para produzir alguns efeitos.
  • Desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis - com a massificação dos smartphones e tablets e com a quantidade de sensores que estes dispositivos incorporam (e a falta de uniformização entre sistemas no acesso a esses recursos), uma aplicação desenvolvida de raiz para estes dispositivos poderá proporcionar uma melhor experiência e conforto aos utilizadores. Ferramentas como a Ionic Framework, Cordova e PhoneGap podem ajudar no processo, assegurando maior compatibilidade na comunicação com o dispositivo.

Big Data, Internet das coisas e Gestão de contribuições

O segundo auditório conta com um programa para quem desenvolve e gere software. Gestão de grandes quantidades de dados, desenvolvimento de aplicações para sistemas on-line “autónomos” e a gestão dos desenvolvimentos em projectos com várias pessoas a contribuir activamente (e que nem sempre pensam da mesma forma).

  • Software Livre no mundo Big Data - Com o armazenamento on-line de praticamente tudo, torna-se fundamental que os sistemas sejam capazes de armazenar e disponibilizar elevadas quantidades de dados, bem como assegurar que os dados se encontram devidamente replicados e que tudo se mantém sincronizado entre si.
  • Software Livre e a Internet das coisas - A massificação das soluções de system on a chip (SoC) como o Arduino e o Raspberry Pi têm aguçado o engenho das mentes mais criativas e é cada vez mais frequente a comunicação entre sistemas sem a intervenção humana. Como iniciar um projecto? Que ferramentas poderão auxiliar no processo? É o que se pretende ver respondido nesta apresentação.
  • Gestão de contribuições no desenvolvimento de software - Quando várias pessoas programam um sistema por vezes há contribuições que entram em conflito com outras programações entretanto feitas ou planeadas. Como gerir? Como dizer aos restantes programadores que um determinado bloco de código tem razão de ser sem tornar os ficheiros de código-fonte autênticas obras literárias em comentários?

Local

Departamento de Engenharia Informática - Instituto Superior de Engenharia do Porto
Rua de S. Tomé

Apoios

encontrostecnicos/set2015.txt · Modificado em: 2015/10/03 19:04 por msilva
Recent changes RSS feed Driven by DokuWiki html2fpdf enhanced